São José do Rio Pardo - domingo, 25 de junho de 2017
"Esse país ainda não teve um interprete, eu posso ser o interprete que esse país ainda não teve."
Noticias Artigos


A Casa

Apresentação:


Local onde Euclides da Cunha residiu com sua família, durante a reconstrução da Ponte Metálica, entre 1898 a 1901. Nela também ocorreu o nascimento de seu filho Manoel Afonso, em 31 de janeiro de 1901, único filho que lhe deu descendentes. Manoel Afonso foi batizado no dia 18 maio de 1901,com quatro meses, pelo vigário José Tomaz de Ancassuerd, com só o nome de Manoel, tendo como padrinhos o Dr. Álvaro Ribeiro e Da. Julieta de Souza; coincidentemente data da inauguração da ponte.
Euclides, Anna, Sólon, Quidinho e Manoel Afonso deixaram a cidade dias depois. Com este fato a cidade agraciada com a honra de ter sido o “Berço de Os Sertões” e predestinada a proteger três monumentos: a ponte e a cabana, que seriam monumentos nacionais, e a memória de Euclides, através do euclidianismo, um traço cultural que diferencia São José do Rio Pardo das demais cidades.
Em 1946, pelo Decreto-lei 15.961, foi fundada a Casa de Cultura Euclides da Cunha, com a finalidade de promover eventos cívico-culturais, transformá-la em um Museu e Centro de Estudos, onde atualmente abriga originais e/ou manuscritos de seu patrono Euclides da Cunha.


Objetivo:

A Casa de Cultura Euclides da Cunha tem como objetivo divulgar a vida e obra do escritor, proporcionando atividades culturais e disponibilizando um valioso acervo para pesquisas e estudos.
O evento mais conhecido realizado pela Casa de Cultura Euclides da Cunha é a Semana Euclidiana. É realizada de 09 a 15 de agosto e conta com a participação efetiva de estudiosos que se unem para estudarem e discutirem a vida e obra do escritor, através de palestras, ciclo de estudos, conferências, maratonas estudantis, desfile, exposições, episódio republicano, romaria cívica ao recanto euclidiano.
Além da Semana Euclidiana, a Casa de Cultura Euclides da Cunha está aberta para visitação publica de segunda a sexta das 08h as 18h e no sábado das 10h as 16h. A Casa conta com um acervo de aproximadamente quinze mil documentos sendo: jornais, manuscritos, revistas, cartas, entre outros, além de livros, teses, revistas, filmes e documentário relacionadas à vida e obra do escritor, podendo ser pesquisados e apreciados por estudiosos e/ou intelectuais.
A Casa Euclidiana é um elo de amplo conhecimento sobre o escritor entre Universidades, professores e estudiosos para que possam publicar, divulgar novos trabalhos, fazer estudos comparativos, enfim, elaborar todo tipo de pesquisa, descobertas, novas posturas, opiniões e criticas ficam disponíveis nesse espaço singular e organizado didaticamente.


Calendário Euclidiano:

20 de janeiro - Aniversário de nascimento Euclides da Cunha
18 de maio – Aniversário da ponte
9 a 15 de agosto - Semana Euclidiana
02 de dezembro - Aniversário do livro Os sertões


Estrutura:

A Casa de Cultura Euclides da Cunha conta com um espaço físico organizado da seguinte forma:


Visita Monitorada


Sala 1: Escritório
Sala 2: Vida e Obras de Euclides da Cunha
Sala 3: Guerra de Canudos
Sala 4: Semanas Euclidianas
Sala 5: Recepção Administrativa
Térreo – Sala 1: Autidório
Térreo – Sala 2: Centro de Estudos Euclides da Cunha (Documentos)(Biblioteca)
Térreo – Sala 3: Acervos


Equipe

Conselho Euclidiano


O Conselho:


O Conselho Euclidiano é um órgão de assessoramento gratuito à direção da Casa de Cultura Euclides da Cunha. Foi instituído pelo decreto 3.303, no dia 30 de maio de 2003.
É integrado por euclidianos capazes de contribuições expressivas, a qualquer tempo, para a solução de questões euclidianas, não se envolve em assuntos políticos, administrativos e econômicos.


Membros:

Marcio José Lauria –emelauria@uol.com.br - Presidente
Rodolpho José Del Guerra – rjdg@terra.com.br
Lando Lofrano – lando.lofrano@estadao.com.br
Carmem Cecília Trovatto Maschietto – dirsjrpardo@unip.br
Marco Antonio Gumieri Valério – marcogumierio@yahoo.com.br
Maria Olívia Garcia – livgarcia@uol.com.br
Paulo Sérgio Herculano – pauloherculano@ig.com.br
Marcos De Martini – mtcmartini@uol.com.br
Rosangela Aparecida Gomes – rosangelaagpereira@ig.com.br
Ana Lucia Dias de Souza Sernaglia – anasernaglia@gmail.com
Maria Aparecida Granado – cidigranado56@yahoo.com.br
Fernando Torres – cmrpardo@camarasjriopardo.sp.gov.br
Lazaro Dias – lazarosergio@uol.com.br
Ary Menardi – secretaria@feucriopardo.edu.br



Apoio

Apoios
Livro

Livro Deixe seu recado em nosso Livro de Visitas.

Clique aqui e assine já

Endereço

Rua Marechal Floriano, 105 - Centro
São José do Rio Pardo - SP
Telefone: (19) 3681 6424
casa.euclidiana@bol.com.br

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 08h às 17h
bg