Euclides da Cunha

Eu não tenho vocação para a espada, a arma que eu sei manejar é a pena.

Objetivo


A Casa de Cultura Euclides da Cunha tem como objetivo divulgar a vida e obra do escritor, proporcionando atividades culturais e disponibilizando um valioso acervo para pesquisas e estudos.

O evento mais conhecido realizado pela Casa de Cultura Euclides da Cunha é a Semana Euclidiana que acontece a noventa e sete anos consecutivos. É realizada de 09 a 15 de agosto e conta com a participação efetiva de estudiosos que se unem para estudarem e discutirem a vida e obra do escritor, através de palestras, ciclo de estudos, conferências, maratonas estudantis, desfile, exposições, episódio republicano, romaria cívica ao recanto euclidiano.

Além da Semana Euclidiana, a Casa de Cultura Euclides da Cunha está aberta para visitação publica de segunda a sexta das 09h as 18h e no sábado das 09h as 14h.

A Casa conta com um acervo de aproximadamente quinze mil documentos sendo: jornais, manuscritos, revistas, cartas, entre outros, além de livros, teses, revistas, filmes e documentário relacionadas à vida e obra do escritor, podendo ser pesquisados e apreciados por estudiosos e/ou intelectuais.

A Casa Euclidiana é um elo de amplo conhecimento sobre o escritor entre Universidades, professores e estudiosos para que possam publicar, divulgar novos trabalhos, fazer estudos comparativos, enfim, elaborar todo tipo de pesquisa, descobertas, novas posturas, opiniões e criticas ficam disponíveis nesse espaço singular e organizado didaticamente.

Rua Marechal Floriano, 105 - Centro
São José do Rio Pardo - SP - CEP: 13720-000
(19) 3608 1022