Euclides da Cunha

Eu não tenho vocação para a espada, a arma que eu sei manejar é a pena.

Trabalhos Acadêmicos/Resumo


Voltar

29/04/2021

Casa de Cultura Euclides da Cunha

Rua Marechal Floriano, 105 – Centro

São José do Rio Pardo – SP

Tel.: (19) 3608 1022

E-mail: casadeculturaeuclidesdacunha@gmail.com

Site: www.casaeuclidiana.org.br

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS EUCLIDIANOS 2021

  O Departamento de Esportes e Cultura, por meio da Casa de Cultura Euclides da Cunha, torna público o presente edital de submissão de Trabalhos Acadêmicos Euclidianos, visando à seleção de trabalhos a serem apresentados no 6° Encontro Científico de Trabalhos Acadêmicos Euclidianos, que ocorrerá durante a Semana Euclidiana 2021, entre os dias 09 e 15 de agosto, em São José do Rio Pardo – SP.

  1. TEMA

1.1. Os trabalhos deverão focalizar a discussão de temáticas abrangidas, direta ou indiretamente, pela obra do escritor Euclides da Cunha, cuja referência revela-se obrigatória.

1.2. Os trabalhos que não se subordinarem à temática referida no item anterior serão automaticamente desconsiderados. 

2.  PÚBLICO-ALVO

2.1. A chamada para submissão de trabalhos acadêmicos destina-se a pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação de universidades nacionais e internacionais e aos professores das redes públicas e privadas de todo o país.

3.  INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas mediante envio de Resumo Expandido a ser submetido para apreciação da Comissão Organizadora, no período de 03 de maio a  15 de julho de 2021.

3.2. Os resumos submetidos à apreciação da Comissão Organizadora deverão obedecer aos requisitos indicados no item 4 deste edital, sob pena de desclassificação, facultada a desconsideração de erros formais e meras irregularidades.

3.3. Os resumos submetidos deverão se referir a trabalhos ainda não apresentados na Semana Euclidiana em anos anteriores.

3.4. Considerando-se o contexto de pandemia, nesta edição somente serão aceitos resumos que se refiram a comunicações orais.

3.5. Os resumos deverão ser enviados, no prazo de inscrição, exclusivamente ao endereço de e-mail encontrocientificoeuclidiano@gmail.com.

3.6. Os resumos encaminhados a endereço de e-mail diverso do indicado não serão recebidos.

3.7. A realização da inscrição implica autorização do candidato eventualmente selecionado para publicação do resumo no sítio virtual da Casa de Cultura Euclides da Cunha ou outro canal da instituição, observado o crédito.

3.8. A inscrição para a Apresentação dos Trabalhos Acadêmicos não implicará na automática inscrição para participação no Ciclo de Estudos da Semana Euclidiana 2021.

4.  ENVIO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

4.1. Formatação Geral

4.1.1.  O texto do trabalho, com exceção do título e possíveis citações diretas, deverá ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento simples, margem superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm, papel tamanho A4.

4.1.2.  O Resumo Expandido deve conter, obrigatoriamente, entre 2 a 5 laudas, incluindo as referências bibliográficas.

4.1.3.  Colocar título do texto em letra maiúscula (CAIXA ALTA) e negrito, espaçamento simples, alinhamento centralizado e fonte Times New Roman de tamanho 14.

4.1.4.  Inserir um espaço.

4.1.5.  Alinhado à direita, em fonte tamanho 12 e espaçamento simples, inserir o(s) nome(s) do(s) autor(es). Em nota de rodapé, com fonte tamanho 10, indicar: o nome(s) da(s) instituição(ões), e-mail do(s) autor(es), nome do(s) orientador(es) e a agência financiadora, se houver.

4.1.6.  Inserir um espaço.

4.1.7.  Inserir a inscrição Resumo, em negrito, seguido de dois pontos. Nessa seção deve ser feito um resumo de todo o trabalho, contendo o máximo de informações possível, escrito em um único parágrafo, de modo breve e objetivo (entre 500 e 1.500 caracteres, sem espaço) e seguindo uma ordenação lógica.

4.1.8.  Incluir, no parágrafo seguinte, a inscrição Palavras-chave, em negrito, seguida de dois pontos. Adicionar de 3 a 5 palavras separadas por ponto-e-vírgula.

4.1.9.  Inserir dois espaços.

4.1.10.  Após a escrita do resumo e das palavras-chave, deve-se apresentar o texto, em si, seguindo o modelo de Resumo Expandido. Trata-se da versão condensada de um trabalho completo, no qual se destacam e discutem os principais pontos do que se pretende expor, incluindo as devidas referências. Indica-se que sejam contempladas, no corpo do texto: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões. No entanto, não é obrigatória a divisão em seções ou tópicos, podendo-se apresentar um texto corrido.

4.1.11.  Inserir um espaço.

4.1.12.   Incluir, em negrito, a inscrição Referências bibliográficas. Devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

4.2. Formato e título do arquivo

4.2.1.  O arquivo deverá estar em formato “.doc” ou “.docx”.

4.2.2.  O título do arquivo deverá ser salvo com o seguinte padrão de nomenclatura: “COMUNICAÇÃOORAL_SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR_Nome do primeiro autor.doc” – Exemplo: “COMUNICAÇÃOORAL_CUNHA_Euclides.doc”.

5.  CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS RESUMOS

5.1. Os resumos submetidos à Comissão Organizadora serão analisados por Comitê Científico, formado por, pelo menos, 03 (três) membros, escolhidos entre professores, pesquisadores e especialistas da obra euclidiana.

5.2. Na avaliação dos resumos submetidos serão observados critérios referentes à originalidade, relevância na temática, consistência teórica, poder de síntese e observância aos critérios de envio e escrita científica, segundo as normas da ABNT.

5.3. Somente serão desclassificados, em fase de avaliação, os trabalhos que, mediante justificativa do Comitê Científico, desatenderem aos critérios adotados neste edital.

5.4. A Comissão Organizadora, salvo decisão fundamentada, não poderá impedir a apresentação dos trabalhos previamente aprovados pelo Comitê Científico.

6.   DIVULGAÇÃO DA LISTA DOS APROVADOS / PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS

6.1. A divulgação da lista dos trabalhos selecionados será realizada, na data prevista de 30 de julho de 2021, nas mídias digitais da Casa de Cultura Euclides da Cunha (no Facebook e no sítio virtual www.casaeuclidiana.org.br) e da Semana Euclidiana 2021 (no Instagram @semanaeuclidiana).

6.2. Os trabalhos efetivamente apresentados terão seus resumos publicados nas mídias digitais acima indicadas até a data prevista de 31 de agosto de 2021, observada a indicação de autoria.

7.  APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS

7.1. As apresentações dos trabalhos selecionados ocorrerão no período de realização da Semana Euclidiana, em data a ser divulgada juntamente à programação oficial do evento.

7.2. As apresentações serão realizadas pela plataforma on-line gratuita Google Meet, que deverá ser acessada mediante link previamente disponibilizado pela Comissão Organizadora.

7.3. Os candidatos deverão manter seu endereço de e-mail atualizado a fim de permitir o recebimento do convite para ingresso nas salas de apresentação.

7.4. Qualquer pessoa poderá participar da apresentação, na condição de ouvinte, dando-se prioridade, acaso alcançado o limite de participantes admitidos na plataforma, a professores e alunos da Área III do Ciclo de Estudos Euclidianos.

7.5. O convite para participação de terceiros será divulgado publicamente nas redes sociais da Casa de Cultura Euclides da Cunha e por meio de outros mecanismos de divulgação, até, no máximo, 30 (trinta) minutos anteriores ao início das apresentações.

7.6. Eventuais condutas inapropriadas manifestadas pelos ouvintes poderão ser imediatamente coibidas pela Comissão Organizadora, com expulsão do participante da sala de apresentações.

7.7. A Comissão Organizadora deverá atuar a fim de garantir a liberdade de manifestação dos apresentadores, restringindo, se for o caso, a intervenção dos demais participantes, quando importar em interrupção inoportuna.

7.8.A chamada para apresentação observará critério organizacional da Comissão e do Comitê Científico, atendendo à afinidade das temáticas dos trabalhos selecionados.

7.9. Os apresentadores deverão permanecer na sala virtual desde o início das apresentações, sob pena de, não comparecendo ao serem chamados, serem desclassificados da apresentação.

7.10.  Serão admitidos a apresentar os trabalhos exclusivamente aqueles de quem provenha a autoria, no número máximo de 3 (três) autores, ressalvado o previsto no item 7.4.

7.11.  Faculta-se, em caso de coautoria, a indicação de apenas um dos autores para apresentação.

7.12.  Cada apresentação deverá ser realizada no prazo improrrogável de 15 (quinze minutos), facultado aos membros do Comitê Científico interromper a fala em caso de desrespeito ao prazo assinalado.

7.13.  Poderão ser utilizados mecanismos de apresentação de slides, mediante compartilhamento de tela dos apresentadores, por meio da plataforma de apresentação, devendo esses garantirem as condições técnicas da exibição.

7.14.  Após o prazo de apresentação será disponibilizado tempo razoável, até o limite de 10 (dez) minutos para apontamentos, observações e perguntas do Comitê Científico e dos ouvintes.

7.15.  O tempo para discussão, indicado no item anterior, poderá ser expandido, a critério da Comissão Organizadora, caso haja condições favoráveis.

8.  CERTIFICAÇÃO

8.1. Os certificados de todos os trabalhos apresentados serão enviados por e-mail pela Casa de Cultura Euclides da Cunha, após o término da Semana Euclidiana 2021.

9.  PRÊMIO EUCLIDES DA CUNHA

9.1. O(s) participante(s) que se destacar(em), caso houver, segundo indicações do Comitê Científico do Encontro, terá(ão) a possibilidade de receber um título de Menção Honrosa denominado de Prêmio Euclides da Cunha

9.2. Além da menção honrosa, o(s) trabalho(s) em destaque poderá(ão) ser publicado(s) na Revista Cultura Euclidiana, edição 2022, conforme análise da Comissão Editorial da revista, por indicação do Comitê Científico do Encontro. 

9.3. Caberá também à Comissão Organizadora da Semana Euclidiana a possibilidade de convidar participantes deste Encontro para ministrarem workshops/palestras/aulas na Semana Euclidiana 2022.

10.  CRONOGRAMA DO ENCONTRO

Prazo de Inscrição dos resumos

03 de maio a 15 de julho de 2021

Divulgação dos Resumos Aprovados

30 de julho de 2021

Publicação dos Resumos no site

31 de agosto de 2021

Realização do Encontro

Agosto (Semana Euclidiana 2021) – data a ser definida 

Os prazos estão sujeitos a alterações.

Informações:

Casa de Cultura Euclides da Cunha

São José do Rio Pardo – SP

www.casaeuclidiana.org.br

casadeculturaeuclidesdacunha@gmail.com

(19) 3608 1022 

(MODELO)

TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO

Autor 1[1]

Autor 2[2]

Resumo: Nessa seção deve ser feito um resumo de todo o trabalho, contendo o máximo de informações possível, escrito em um único parágrafo, de modo breve (entre 500 e 1.500 caracteres, sem espaço) e seguindo uma ordenação lógica.

Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3.

Início do texto, em si, seguindo o modelo de Resumo Expandido. Trata-se da versão condensada de um trabalho completo, no qual se destacam e discutem os principais pontos do que se pretende expor, incluindo as devidas referências. Indica-se que busque contemplar, no corpo do texto: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões. No entanto, não é obrigatória a divisão em seções ou tópicos, podendo-se apresentar um texto corrido.

Texto. Texto. Texto. Texto. Texto. Texto. Texto. Texto. Texto....

Referências bibliográficas

SOBRENOME, Nome. Demais informações, de acordo com ABNT.



[1] Instituição. E-mail do autor. Nome de orientador e agência financiadora, se houver.

[2] Instituição. E-mail do autor. Nome de orientador e agência financiadora, se houver.





Rua Marechal Floriano, 105 - Centro
São José do Rio Pardo - SP - CEP: 13720-000
(19) 3608 1022